Cartilha da Política de Humanização da Assistência a Saúde
Critérios de Avalição
Categoria “A” – Nível 1
» Ter desenvolvido os passos I, II , III , IV do desenvol-vimento do processo de humanização.
» Ter instituído mecanismos básicos de escuta e participação dos usuários e funcionários, (ouvidoria).
» Ter estabelecido seus padrões de atendimento ao cidadão.
» Ter participado de treinamento / encontros de humani-zação.
» Ter instituído pesquisa de satisfação do usuário.
Categoria “A” – Nível 2
» Ter desenvolvido os cinco passos do desenvolvimento do processo de humanização.
» Ter constituído serviço de Acolhimento ao Cidadão.
» Ter estabelecido seus padrões de atendimento ao cidadão.
» Ter participado de treinamento/encontros de humani-zação.
» Ter realizado pesquisa de satisfação do usuário que indique tendência de melhoria da satisfação.
» Ter estabelecido agenda comum – Ações desenvolvidas com gestor municipal.
» Ter estabelecido plano de educação permanente com temas de humanização.
» Ter desenvolvido voluntariado.
» Ter instituído pesquisa do clima institucional.
Categoria “A” – Nível 3 (Ouro)
» Ter desenvolvido os cinco passos do desenvolvimento do processo de humanização.
» Ter constituído serviço de Acolhimento ao Cidadão.
» Ter estabelecido seus padrões de atendimento ao cidadão.
» Ter participado de treinamento/encontros de humanização.
» Ter realizado pesquisa de satisfação do usuário que indique tendência de melhoria da satisfação.
» Ter instituído agenda comum – Ações desenvolvidas com gestor municipal que indiquem melhoria dos indicadores de saúde.
» Ter estabelecido plano de educação permanente com temas de humanização.
» Ter desenvolvido voluntariado.
» Ter realizado pesquisa do clima institucional com ações e resultados positivos.
» Ter desenvolvido projeto/experiência humanizadora com função multiplicadora.